Dermatose a papulosa nigra! Um tratamento simples para um resultado incrível!
A dermatose papulosa nigra (DPN) representa uma forma clínica de ceratose seborreica que pode surgir em qualquer pessoa, sendo mais frequente em negros e mulatos, e no sexo feminino. É importante ressaltar que se trata de uma alteração benigna.
São pequenas elevações, pigmentadas (marrons ou pretas), atingindo principalmente a face, pescoço e tronco superior. O aparecimento das lesões pode se iniciar precocemente na juventude mas, o mais comum é o surgimento das primeiras lesões na idade adulta. Normalmente são assintomáticas, porém, alguns pacientes podem se queixar de uma leve coceira nas lesões localizadas na região do pescoço que, também podem se tornar doloridas e inflamadas devido ao atrito constante com as golas das roupas e colares.
No início, são pequenos pontos, menor que uma cabeça de alfinete que crescem progressivamente até cerca de 2 a 5 mm de diâmetro. Com a evolução, eles podem se agrupar, formando placas maiores.
Novas lesões vão se formando ao longo da vida e, em alguns casos, atingem um grande número, o que provoca um incomodo estético importante para o paciente, devido ao aspecto resultante de pele manchada.
O tratamento é simples, e com ótimos resultados quando realizado por um profissional qualificado. Consiste na extração das lesões, através da eletrocauterização, criocirurgia com nitrogênio líquido, cauterização química ou laser. Cada lesão é tratada individualmente, tomando-se o cuidado para que a pele ao redor não seja atingida, para evitar cicatrizes. A proteção solar após o procedimento é muito importante e, o resultado, após 30 dias, é incrível.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição.