top of page

Propensão à Foliculite? Saiba o que é e como prevenir!


Foliculite é a infecção do folículo piloso por bactérias. Pode ser superficial, que acomete apenas a parte superior do pelo ou profunda, quando atinge todo o folículo piloso. Na foliculite superficial surgem pequenas pápulas (bolinhas) vermelhas com ou sem pus no topo da lesão, deixando a pele avermelhada, inflamada, sensível e com tendência a coceira. E, na infecção mais profunda formam-se os furúnculos, que são nódulos avermelhados, dolorosos e, que secretam um pus espesso e amarelado. Neste caso, a infecção pode destruir os pelos e deixar cicatrizes maiores.

A foliculite pode atingir qualquer área da pele que tenha pelos e cabelos. No homem, é uma queixa muito comum na área da barba, colo e couro cabeludo. E, na mulher, virilha e nádegas.

O diagnóstico é clinico e, a maioria dos casos evoluem sem complicação, porém infecções graves e recorrentes podem causar a perda permanente do cabelo e deixar cicatrizes, inclusive, a cicatriz queloideana (chamada de foliculite queloideana).

Há pessoas que estão mais propensas a este tipo de problema, como exemplo, os diabéticos. Além do desconforto e complicações, as lesões deixam a pele esteticamente prejudicada.

O tratamento deve ser feito com antibióticos tópicos e/ou orais prescrito pelo dermatologista.

É importante:

- Manter a pele limpa, arejada, hidratada e, livre de irritações e atritos;.

- Evitar uso de roupas apertadas;

- No couro cabeludo, evitar uso de bonés constantemente;

- Evitar o uso de sabonetes antissépticos rotineiramente pois, deixam a pele seca e matam bactéria protetoras.


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
TAGs
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page