Suor excessivo (Hiperidrose) tem tratamento!!!
A hiperidrose é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas.
A sudorese é responsável por eliminar o calor do organismo ajudando a regular a temperatura corporal e, por isso, é comum ocorrer em ambientes quentes, ao praticar atividades físicas e, em momentos de raiva e nervosismo. Porém, na hiperidrose esses fatores não precisam estar presentes, o suor é produzido em excesso mesmo em repouso. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas são ou estão hiperfuncionantes e, fatores emocionais, hereditários e doenças sistêmicas estão relacionados ao problema. Diferentes locais podem ser afetados como; axilas, palma das mãos, rosto, buço, cabeça, sola dos pés e virilha.
O suor exagerado é uma condição muito constrangedora, afetando diretamente o bem estar e a auto estima do paciente, por isso, deve ser tratado.
Existem dois tipos de hiperidrose;
Primária focal = Normalmente, tem início na infância ou adolescência, afetando mais as axilas, pés, mãos, cabeça e rosto. A sudorese ocorre em repouso mas, não durante o sono.
Secundária Generalizada = Nesse caso, é o uso de medicamentos ou a presença de doenças sistêmicas que estimulam a produção de suor em todo o corpo, até mesmo durante o sono.
Existem alguns tipos de tratamentos para a hiperidrose, como; uso de antitranspirantes, medicamentos (que são pouco usados), iontoforese, toxina botulínica e, em último caso, cirurgia (simpatectomia torácica endoscópica).
Procure um dermatologista e saiba qual o tratamento mais indicado para você!
Comments