Melanoma, o diagnóstico precoce é fundamental!
O melanoma é um câncer de pele desenvolvido por alterações dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele. Por isso, normalmente é uma lesão marrom ou preta mas, também pode ser rosa, bege ou branca.
É mais comum em indivíduos com pele clara, e com história familiar da doença. Pode surgir em qualquer parte do corpo mas, é mais frequente em áreas expostas a radiação solar. Nos negros, é comum surgir nas palmas das mãos, plantas dos pés e embaixo das unhas.
O melanoma pode surgir na pele normal ou de uma “pinta” ou "sinal", nesse caso, é possível notar alterações como; mudança de cor, de tamanho, de formato e sangramento da lesão. Inicialmente, é uma lesão superficial, mas com o tempo ela se aprofunda, aumentando o risco de metástase.
Embora, seja o tipo de câncer de pele menos frequente no Brasil, ele é um dos mais agressivos, com alto índice de metástase e mortalidade se não diagnosticado precocemente. Com o diagnóstico precoce, 90% dos casos evoluem para a cura.
Por isso, é sempre importante observar a sua pele, e consultar um dermatologista periodicamente, pelo menos uma vez ao ano. Caso note alguma alteração suspeita, a consulta deve ser imediata.
Observe a sua pele sempre!!!