Queda de cabelos - Alopécia Androgenética
A alopécia androgenética, mais conhecida como calvície, é a causa mais comum de queda de cabelos. Fatores genéticos (hereditariedade) e hormonais (excesso do hormônio andrógenos) estão envolvidos no surgimento do problema.
Embora seja mais comum nos homens, as mulheres também podem apresentar esse tipo de alopécia. Nos homens, a perda é mais concentrada no topo da cabeça, enquanto na mulher, a perda é mais difusa, levando a rarefação dos cabelos e a visualização do couro cabeludo.
No homem, normalmente, surge após a puberdade e, quando o início é precoce, a evolução é mais rápida e a área de calvície é maior. É comum associação com a dermatite seborreica (caspa), devido ao estímulo andrógeno das glândulas sebáceas.
Nas mulheres, alterações do ciclo menstrual, infertilidade, hirsutismo, acne, obesidade e diabetes devem ser investigados para diagnosticar eventuais distúrbios associados que podem provocar aumento dos hormônios masculinos.
Existem vários tratamentos com bons resultados. Pode ser utilizado o minoxidil e, 17-alfa estradiol como soluçãos tópicas e, a finasterida, ciproterona e espironolactona como tratamento oral. Além desses, outros tratamentos podem ser associados.