top of page
Buscar

Malefícios do Sol / Ceratoses Actínicas

  • Dra. Renata Venancio
  • 8 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

As ceratoses actínicas são lesões superficiais, pré-malignas, provocadas pelo sol com o passar dos anos, e por isso, aumentam em número com a idade, são mais comuns em áreas de exposição solar, e em pacientes com pele clara. Os homens são mais afetados do que as mulheres, devido a falta de proteção solar.

São lesões ásperas, avermelhadas e com escamas amareladas, que surgem mais comumente no couro cabeludo, orelhas, face, colo, dorso das mãos e ante braços. No início, é mais fácil reconhece-las pelo tato. Podem involuir ou progredir para lesões mais grossas, endurecidas, elevadas e inflamadas, o que sugere evolução para câncer de pele. Nesse caso, é necessário realizar biopsia .

A maioria das lesões permanecem superficiais , mas há o risco de evoluir para câncer com potencial metastático (carcinoma de células escamosas). Por isso, medidas preventivas, proteção solar e exames periódicos são necessários.

O acompanhamento com um especialista é fundamental. E, o tratamento pode ser feito com proteção solar (sempre), crioterapia, quimioterapia tópica ou remoção cirúrgica.

 
 
 
Destaque
Posts Recentes
Arquivo
TAGs
Siga-nos
  • Facebook Basic Square

Av. Afrânio de Melo Franco, 141/412, Leblon Rio de Janeiro - RJ CEP 22430-060 

tel: (21) 2259 6595 

cel: (21) 97833 6105 

bottom of page