Botox ou Preenchimento?
- Dra. Renata Venancio
- 18 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

São técnicas de rejuvenescimento facial muito procuradas nos consultórios. E, por serem ambas injetáveis, é muito comum confundir suas indicações.
A indicação do procedimento que deve ser realizado depende da ruga a ser tratada. Existem dois tipos de rugas, as dinâmicas e as estáticas.
As rugas dinâmicas se formam devido a contração muscular que ocorre enquanto falamos e sorrimos, por exemplo. São as rugas de expressão, causadas pela mímica. Neste caso, está indicado o botox, que paralisa a musculatura, e mantém o músculo sempre relaxado.
Já as rugas estáticas , são aquelas que estão presentes com o rosto descontraído, enquanto dormimos, por exemplo. Nesse tipo de ruga o indicado é o preenchimento com substâncias temporárias (o ácido hialurônico, por exemplo), que tem como objetivo preencher as rugas e sulcos, e repor o volume facial. São muito utilizados na região perioral, bochecha, “bigode chinês” e lábios.
O botox pode ser indicado para tratar as rugas dinâmicas em pacientes jovens e, com isso, prevenir a formação das rugas estáticas na testa, olhos e entre as sobrancelhas. Ou, ser associado ao preenchimento, visando um efeito lifting em pacientes com idade mais avançada. Sendo, neste último caso, técnicas complementares.