Cuidados da pele durante o inverno
No inverno, é muito comum a pele ficar ressecada, com o aspecto esbranquiçado, podendo até descamar e coçar. A diminuição da umidade do ar e as baixas temperaturas durante esse período do ano são os principais fatores para o ressecamento da pele.
No clima seco a pele perde água para o ambiente, e o clima frio diminui a produção de suor, e proporciona a condição perfeita para banhos mais quentes e demorados, o que remove o manto hidro lipídico que protege a pele.
Essas alterações são mais recorrentes na pele do corpo, podendo também atingir face e lábios. Sendo assim, a hidratação da pele durante o inverno é fundamental, e deve ser feita de dentro pra fora com ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia, e de fora pra dentro, com uso de cremes e loções.
A associação com uma dieta balanceada em vitaminas e mirerais é importante para ajudar na hidratação e manutenção de uma pele macia e suave.
Além disso, por esse motivo, algumas doenças dermatológicas tendem a piorar durante o inverno, como por exemplo: dermatite seborreica, ceratose pilar, dermatite atópica, psoríase e ictioses.
Cuidados que devem ser tomados:
Tomar 2 litros de água por dia, podendo ser substituída por sucos, chás ou frutas
Evitar excesso de banhos diários
Evitar banho muito quente e demorado
Não abusar de sabonetes, esfoliantes e buchas
Usar hidratantes corporais após o banho e, sempre que necessário